Uma humanidade planetária nasce, evolui e se desenvolve, evoluindo e involuindo em sete etapas planetárias definidas com grande precisão matemática. Essas sete etapas são chamadas de Sete Raças-Raíz ou Raças-Planetárias, cada uma com Sete Sub-Raças.
1ª Raça-Raiz - Protoplasmática (nascidos por si mesmos)
Antes que a primeira raça humana saísse da quarta coordenada para fazer visível e tangível no mundo tridimensional, esta teve que gestar-se completamente dentro do Jagad-Yoni, a "matriz do mundo". Surgiu das dimensões superiores, completa e perfeita. Extraordinária humanidade primigênia, andróginos sublimes, totalmente divinos, seres inefáveis mais além do bem e do mal.
Sua reprodução ocorria por cissiparidade, o organismo original pai-mãe se dividia em duas metades exatas, multiplicando-se para o exterior como entidades independentes, processo similar à divisão celular.
Habitou o que hoje conhecemos como a Calota Polar Norte, a Ilha de Cristal (Ilha Sagrada e Imperecível). Por esta raça ser imortal, pois seus corpos eram elétricos, ela não desapareceu, apenas converteu-se na próxima, os "Nascidos do Suor".
2ª Raça-Raiz - Hiperbórea (nascidos do suor)
Com corpos gelatinosos, semidivina, essa raça habitou as regiões boreais que circundam a Calota Polar Norte, ocupando o atual norte da Ásia, Groenlândia, Suécia, Noruega etc, estendendo-se até as Ilhas Britânicas. O ser humano continuava sendo andrógino, reproduzindo-se por brotação e expansão (gotas de suor), sistema que continua ativo nos vegetais. Ao final do seu período de evolução esta raça converteu-se na seguinte, os "Nascidos do Ovo".
3ª Raça-Raiz - Lemuriana (nascidos do ovo)
A primeira civilização fisicamente manifestada no planeta terra. Negros, com aparência humanoide (homem-animal), de estatura gigantesca, inicialmente hermafroditas que se reproduziam por geração ovípara. E, mais tarde, com o predomínio de um só sexo, até que por fim nasceram do ovo machos e fêmeas, criaturas débeis e desvalidas.
A reprodução sexuada inicia na sua 6ª sub-raça, evoluindo até a 7ª sub-raça. Influenciados por raças mais evoluídas exiladas de outros Globos permitiram que a depravação e a perversidade sexual se intensificasse, sendo punidos com o fim da imortalidade, a dor do parto e banidos do "Éden". A civilização lemúrica floresceu no continente Mu ou Lemúria. Encontramos seus vestígios na Ilha de Páscoa, Austrália, Oceania etc. Através de muitos milhares de anos de constantes terremotos e erupções vulcânicas, a Lemúria foi fundindo-se nas embravecidas ondas do Pacífico. Em tempo, surgia do fundo do oceano o Continente Atlante
![]() |
Mapa contendo a localização de Lemúria e Atlântida |
4ª Raça-Raiz - Atlante
De estatura superior à atual, possuíram uma alta tecnologia, a que combinaram com magia, porém, ao final degeneraram-se e foram destruídos. Esse fato é conhecido como o Grande Dilúvio. A época da submersão de Atlântida foi realmente uma era de câmbios geológicos. Emergiram do seio profundo dos mares outras terras firmes que formaram novas ilhas e novos continentes. Os sobreviventes desse desastre fundaram a nova raça-raiz, a Ariana.
5ª Raça-Raiz - Ariana
A atual raça-raiz surgiu da seleção feita por Noé de entre a sub-Raça proto-semítica da Raça Atlante, as sementes da quinta Raça-Mãe, e as conduziu à Terra Sagrada. Idade após idade, foi modelando o núcleo da humanidade futura. Aqueles que lograram cristalizar as virtudes da Alma acompanharam Noé em seu êxodo à Ásia Central, onde morou por longo tempo, fixando ali a residência da Raça, cujos galhos haveriam de ramificar-se em diversa direções. Eis agora as sete sub-raças ou galhos do tronco ário-atlante:
- 1ª sub-raça se desenvolveu no Planalto Central da Ásia, de forma mais concreta na região do Tibet, e teve uma poderosa civilização esotérica.
- 2ª sub-raça floresceu no sul da Ásia, na época pré-védica, e então foi conhecida a sabedoria dos Rishis do Hindustão, os esplendores do antigo Império Chinês etc.
- 3ª sub-raça se desenvolveu maravilhosamente no Egito (de direta ascendência atlante), Pérsia, Caldeia etc.
- 4ª sub-raça resplandeceu com as civilizações da Grécia e de Roma.
- 5ª sub-raça foi perfeitamente manifestada na Alemanha, Inglaterra e outros países.
- 6ª sub-raça resultou da mescla dos espanhóis e portugueses com as raças autóctones da América.
- 7ª sub-raça está perfeitamente manifestada no resultado de todas essas mesclas de diversas raças, tal como hoje o podemos evidenciar no território dos Estados Unidos, que se alastra para todos os países do Mundo. Este é o fenômeno que conhecemos por Globalização, que quando estiver completo marcará o fim da quinta raça-raiz.
6ª Raça-Raiz -
Esta raça, chamada de Koradi, surgirá após o apocalipse e viverá numa terra transformada.
7ª Raça-Raiz -
Solar a última raça-raiz, também o fim da ronda de globo. Depois dessa raça a terra se converterá em uma nova lua.
Quando um Globo (estrela, planeta, cometa, etc) passa por sete raças-raiz se diz que ocorreu uma Ronda de Globo.

A Cadeia Planetária é composta de doze rondas de globo, distribuidas por sete planos, sendo cinco rondas em três planos não manifestados (Rupa-Dathu) e sete rondas em quatro planos manifestados (Kama-Dathu).
Quando o ciclo de evolução passa pelas doze rondas de globo diz-se que ocorreu uma Ronda Planetária. Sete rondas planetárias formam um Kalpa ou Manvantara que, segundo os Brâmanes, equivale a 4.320.000.000 anos. O período de inatividade tem a mesma duração